5 benefícios de atividades ao ar livre para crianças

As telas vêm dominando a preferência da garotada. No pátio da escola, dentro de casa, na rua, no transporte coletivo ou no carro, crianças e adolescentes estão permanentemente com os olhos abaixados e os dedos ocupados em celulares, tablets e joguinhos.

O aumento do contato apenas por aparelhos digitais, combinado com a falta de exercícios físicos e a não interação com o meio ambiente, tem contribuído para o aumento de casos de estresse, ansiedade e até obesidade infantil. 

Por outro lado, brincadeiras ao ar livre desencadeiam inúmeros benefícios, tais como: estímulo à criatividade, autonomia e concentração, fortalecimento do sistema imunológico, melhora nas conexões sociais e outros aprendizados relevantes.

Em resumo, as crianças necessitam das experiências ao ar livre para crescerem de modo saudável.

Listamos 5 dos efeitos positivos das atividades ao ar livre: 

1 Contato com a natureza

O contato com os estímulos naturais, propicia também aquela incrível sensação de paz, equilíbrio e calmaria, atuando, assim, na prevenção de transtornos psicológicos como estresse, ansiedade, hiperatividade e déficit de atenção. 

2 Saúde integral

Criança saudável é criança livre para se movimentar, se sujar, se desafiar, brincar, experimentar, investigar e conhecer tudo o que o mundo tem a oferecer! Assim, a prática de atividades fora do ambiente doméstico estimula a saúde física, mental e emocional dos pequenos.

3 Autonomia e criatividade

Os espaços ao ar livre são repletos de novos estímulos  despertam a imaginação das crianças, assim como as encoraja a criar seus próprios recursos para superar desafios, tornando-as mais resilientes, criativas e autônomas.

4 Fortalecimento dos laços afetivos

Na medida em que as brincadeiras em espaços livres e abertos são mais criativas e interativas, favorecem as relações positivas com os adultos e entre as próprias crianças. 

oportunidades de vivenciar momentos únicos em família. Essas experiências fortalecem os vínculos afetivos e criam memórias que prometem ficar guardadas para sempre no coração de todos.

5 Coordenação e equilíbrio

Correr, saltar, sentar, inclinar, rodar, entre outros movimentos, ensinam, na prática, as noções de força, tempo e espaço e, consequentemente, despertam a consciência corporal da criança.

Esse processo colabora para o desenvolvimento de habilidades espaciais, equilíbrio e coordenação motora.

Nada mais saudável que brincar bastante no melhor parque de Aventura ao ar livre do Ceará! 

Se você gostou do nosso conteúdo não deixe de compartilhar nas redes sociais.

Justificativa : o objetivo das pautas criadas é de, inicialmente, inserir o usuário no que é o universo de um parque de aventuras, explicando seu significado. Posteriormente, a ideia é mostrar que esse local é ideal e uma opção saudável de entretenimento para todas as idades. 

O foco inicial é atração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.